quinta-feira, 10 de julho de 2008

RETROSPECTIVA PRIMEIRO SEMESTRE: OVERLOOKED RECORDS

Considerando ser 10 um número muito pequeno para que possa compilar todos os bons "elepês" dos últimos seis meses, resolvi acender um spotlight sobre outros disquinhos muito legais que brotaram das profundezas do mar indie/mainstream sem fim. Dessa vez prometo ser breve. Beijo a todos vocês, amei super até o comentário do anônimo no último post que nos deu sua própria listinha (aliás, façam isso, é bom ver outras opiniões).

Beat Pyramid by These New Puritans

Uma construção melódica meio robótica dá ao disco um clima meio Blade Runner, o que ainda é ajudado pelos sintetizadores pós-apocalípticos presentes. Imagine The Fall, Depeche Mode e Bloc Party numa coisa só e temos o These New Puritans.

MySpace

03-07/09-07 by High Places

Este lançamento é uma espécie de mini-LP que compila os singles lançados pela dupla no período citado no título e que nos deixa boquiabertos e ansiosos para o álbum de estréia que está prometido para setembro. O som tem cara de folktrônica, com o uso de samples infinitesimais cheios de sons psicodélicos e ensolarados. Pra quem curte Animal Collective é um prato cheio.

MySpace

Lie Down in The Light by Bonnie "Prince" Billy

É quase impossível não gostar de qualquer coisa que saia das mãos de Will Oldham, o verdadeiro nome por trás da alcunha de Bonnie "Prince" Billy. Mais uma vez o compositor lança uma coleção de canções coesas e muitíssimo bem elaboradas, num disco que consegue chegar aos pés do clássico I See A Darkness do compositor, mas desta vez com uma cara muito mais otimista. Se o disco de 99 é uma trilha de inverno, este último é a resposta "veranista" à ele.

MySpace

Rook by Shearwater

Jonathan Meiburg se livrou de uma vez de qualquer sombra do Okkervil River (sua outra banda) com este excelente disco que de certa forma dá fundamento à uma identidade própria do Shearwater. Muito menos folk ou indie pop que o Okkervil, em Rook há um amplo uso de orquestrações, um clima bem mais dark, e momentos muito mais amalgamáticos e abrasivos que são reminescentes de uma certa fixação Ok Computeriana do compositor.

MySpace

Viva La Vida by Coldplay

Chris Martin, por mais ególotra que seja, é um cara de talento. E o mesmo pode se dizer de sua banda, que apesar de alguns deslizes como no um tanto pífio e repetitivo X&Y, é sem dúvida uma das mais consistentes e eficientes da atualidade. Em Viva La Vida, Brian Eno assumiu a produção e deu um toque mais épico e transcendente ao som dos caras, e, apesar de não ser um Joshua Tree ou Ok Computer, este disco é sem dúvida o melhor da banda inglesa.

MySpace

Rip It Off by Times New Viking

Conforme a resenha que postei aqui algumas semanas atrás, este disco é o maior exemplo que se pode fazer música boa com recursos de gravação furrecas e muito feeling e diversão. O trio de Ohio faz um noise pop - shitgaze, conforme a banda se rotula - certeiro, com riffs diretos e empolgantes.

MySpace

At Mount Zoomer by Wolf Parade

Um dos coletivos mais criativos da atualidade reuniu de uma forma bastante democrática e eficiente as duas vertentes composicionais do grupo, uma guiada pelo shout pop de Spencer Krug, que aplica o tom mais descompromissado-embora-épico reminiscente do seu projeto Sunset Rubdown, e outra guiada por Dan Boeckner que faz um indie rock mais contemporâneo que coloca a banda no patamar de outros destaques da cena como Broken Social Scene, Spoon e Arcade Fire.

MySpace

Med Sud I Eyrum Vid Spilum Endalaust by Sigur Rós

Cada vez menos gelado, é mais ou menos assim que o som da banda islandesa mais famosa da história tem ficado disco a disco. Seguindo os já mais aconchegantes sons de Takk..., neste novo disco o quarteto se atém mais à simplicidade e o álbum soa muito mais cru e direto que os anteriores. Sobrou até para um flerte com sons primitivistas e com o freak folk no primeiro single, Gobledigook.

MySpace


The Seldom Seen Kid by Elbow

O quinteto de Manchester é, ao lado do Doves, a melhor e mais consistente banda a sair da safra "new acoustical" que brotou na Inglaterra na mesma época que surgiram grupos comercialmente mais famosos como Coldplay, Travis e Keane. The Seldom Seen Kid é bastante sincero liricamente e musicalmente muito bem produzido, com as faixas demonstrando um aspecto de apuro e contínua pós-produção.

MySpace

Crystal Castles by Crystal Castles

Um dos discos de estréia mais aguardados deste ano conseguiu sim, atender as expectativas que o hype criou em cima da dupla. Canções pop diretas e criativas, que sabem usar dos eletrôniquicismos 8-bit em favor do punk, do house, do rock, enfim. Nunca música de video-game soou tão boa.

MySpace

Saturnalia by The Gutter Twins

Greg Dulli (ex-Afghan Whigs) e Mark Lanegan (ex-Screaming Trees) são duas lendas do rock alternativo e seria difícil imaginar que uma colaboração entre eles não renderia bons frutos. Pois bem, Saturnalia veio para provar que a dupla realmente não teria como dar errado. Os dois se alternam nos vocais de forma sublime, abusando dos graves e de melodias densas, na criação de uma atmosfera unicamente sombria ao longo das doze faixas do álbum.

MySpace

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial