sexta-feira, 27 de junho de 2008

ROCK POR PURA DIVERSÃO

RIP IT OFF by Times New Viking

Não é uma banda fácil de "deglutir" essa tal Times New Viking: o som do trio de Columbus, municipalidade ao norte da terra yankee, é algo tão sujo, tão sujo, que parece ter sido gravado toscamente num daqueles gravadores de fita k7 antigos num galpão fedorento. Mas, carajos, falando assim parece até que eu vou destruir com o disco dos caras e achincalhar o trabalho da banda. Não, veja bem (já diria um honrado professor meu), não é bem assim.

O Times New Viking tem distorção, tem reverb, tem volumes altíssimos, mas também tem muita melodia. E como. As 16 músicas em Rip It Off, segundo LP do grupo e o primeiro pelo famoso selo Matador Records, são como micro-cápsulas de pop contemporâneo. Ao misturar um despretensioso garage rock de vocais abafados e berrados (coisa reminescente do Guided By Voices, talvez a maior influência), com os "estupros" de guitarra noisy-shoegazy, o espírito juvenil de "let's play rock like freaks and have some fun" é o que vem na cabeça. E é impossível não se contagiar pelo mesmo.

(My Head) é estupidamente divertida. O riff se arrasta entre um reverb e outro acompanhado da base que poderia muito bem ter sido composta por Lou Reed. O ritmo da bateria caminha perfeitamente com a alternância entre as vozes infantis dos vocalistas Mark Ibold e Brix Smith. Logo em seguida vem Rip Allegory, um porradão que parece uma gravação demo dos White Stripes de começo de carreira. E esse clima continua, entre bases muito bem compostas, viagens "a lá" Psychocandy (Jesus & Mary Chain) em noises e reverbs, vocais infantis e divertidos, porradarias pop, e muita alegria. Devo confessar que Rip It Off me deixou curiosíssimo em ver a banda ao vivo. O clima do disco já é em si o de um show, é como se tudo tivesse sido gravado em um take com a banda toda tocando junta. Afinal, o rock que a banda faz é pra ser tocado ao vivo, em pequenos espaços, com o público bem próximo, dançando e cantando as músicas junto, e compartilhando daquele lado divertido que o rock pode oferecer (que muitos hoje parecem esquecer com preciosismos).

O Times New Viking é uma banda acima de tudo sincera, que faz um som descompromissado e direto, querendo apenas passar o espírito ingênuo, alegre e barulhento que o rock parece estar perdendo cada vez mais.

http://www.myspace.com/timesnewviking

1 Comentários:

Blogger Lu disse...

Nossa, a maneira tão simples que tu fala da música é sensacional!
Já disse e repito: seu blog é ótimo!
Conteúdo não tão fácil pro meu entendimento porque não conheço muitas bandas, mas interessantíssimo!
beijo

27 de junho de 2008 às 20:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial