domingo, 30 de setembro de 2007

Indieotas 28-09: SPOON

O Indieotas da semana passada trouxe uma das bandas mais reconhecidas da cena indie atual, a texana Spoon.

Britt Daniel, líder e guitarrista, formou a banda por volta de 1994 junto do baterista Jim Eno. A escolha do nome é uma homenagem ao hit Spoon da banda experimental alemã Can, uma das mais influentes do rock dos anos setenta. Já se vão treze anos desde que os dois promoveram o nascimento da banda, que atualmente colhe os frutos do excelente álbum Ga Ga Ga Ga Ga, lançado em agosto. Esse é o mais bem sucedido disco da carreira dos caras e é uma pérola do pop contemporâneo, delimitando com precisão a excelência do quarteto em realizar um som bem característico que não se prende às limitações de um único gênero. Tudo resultado de uma evolução concisa desde a estréia em Telephono.

Foi em 96 que saiu Telephono, onde os quatro ainda bebiam descaradamente da fonte do Pixies e do indie americano pré-Nirvana. Depois veio o desastroso Series Of Sneaks, lançado pela major label Elektra e que acabou resultando na demissão da banda da gravadora. Uma injustiça, já que o disco não é nada ruim. Apesar de continuar devendo muito ao rock da garagem surgido dez anos antes, já se percebe uma cara mais Spoon em músicas como Metal Detektor e 30 Gallon Tank. Em 2001 vem a virada de mesa com Girls Can Tell, o primeiro sinal do amadurecimento de Britt Daniel como compositor. Kill The Moonlight de 2003 abusa de pianos, sintetizadores e da mistura de gêneros musicais. Ecos de elvis Costello, Prince, Rolling Stones, Pixiese e até influências de Krautrock podem ser achadas nesse disco. Gimme Fiction, disco de 2005, traz pérolas rock como The Two Sides Of Monsieur Valentine e Sister Jack, e o R’n’B bizarro de I Turn My Camera On é uma delícia, soando como um dos lapsos experimentais do Prince, com os vocais suspirados de Britt Daniel.


O último e mais brilhante disco, Ga Ga Ga Ga Ga, recebeu críticas favoráveis de quase toda a mídia especializada. Reconhecido como um daqueles álbuns que crescem a cada audição, nele o Spoon prova que não tem medo de experimentar e com isso até conseguem um certo lucro, conquistando mais e mais fãs. Jim Eno e Britt Daniel trabalham com excelência na produção do álbum, usando recursos de estúdio em todas as músicas. O primeiro single, The Underdog, é radiante, aberto pelos metais meio mariatchi trabalhando em peso e com as letra ecoando um protesto à mediocridade.

Vale a pena conferir todo o trabalho dessa banda que é, sem dúvida, uma das melhores na atividade pelo mundo da música pop. Visite o site oficial: http://www.spoontheband.com/

Download: Pack de 7 músicas do Spoon

Tracklist:

1.The Government Darling (faixa 13 de Telephono)

2.Metal Detektor (faixa 7 de A Series Of Sneaks)

3.Jealousy (daixa 3 de Love Ways EP)

4.Me and The Bean (faixa 3 de Girls Can Tell)

5.Stay Don’t Go (faixa 4 de Kill The Moonlight)

6.My Mathematical Mind (faixa 4 de Gimme Fiction)

7.Finer Feelings (faixa 9 de Ga Ga Ga Ga Ga)

Marcadores: ,

1 Comentários:

Blogger Carolini Rossa disse...

a equipe ziriguiduense aprova!

30 de setembro de 2007 às 20:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial