domingo, 23 de setembro de 2007

INDIEOTAS: 14 DE SETEMBRO

I'm From Barcelona


No penúltimo programa do dia 14 de setembro, o quadro "Indieotas" ficou sob minha responsabilidade. Confesso que a dificuldade de encontrar uma banda nova e a altura dos ouvintes ziriguiduenses (quem?) foi grande, mas tentei fazer meu melhor. Resolvi levar então uma banda da qual já tinha ouvido falar e que sempre me despertou curiosidade, porém nunca tinha dado muita bola: I'm From Barcelona. Mas, ao contrário do que o nome sugere a banda não surgiu na cidade espanhola, e sim na distante Suécia, mais precisamente na cidade de pouco mais de 80 mil habitantes, Jönköping, a quatro horas da capital Estocolmo. O nome I’m From Barcelona vem na verdade do bordão de um atrapalhado garçom chamado Manuel, do seriado britânico "Fawlty Towers", da década de 70.

Emanuel Lundgren, o fundador da banda


Era verão na Europa em 2005, quando o músico Emanuel Lundgren resolveu escrever algumas canções, antes de sair de férias. A intenção era formar um coral com um grupo de amigos e gravá-las. Não havia pré-requisitos para entrar na brincadeira, de modo que a coisa foi crescendo até atingir os vinte e nove integrantes que hoje compõem o I'm From Barcelona. Entre eles estão professores, enfermeiros, estudantes, designers, jornalistas e até um biólogo marinho.

Nem adianta contar. Os vinte e nove não estão aí.


Depois de alguns ensaios no apartamento de Emanuel, a banda gravou um EP caseiro, intitulado “Sing!”, e fez sua primeira apresentação ao vivo. E esse era para ser o fim de um projeto de Emanuel que nem havia começado direito. Mas a banda acabou caindo nas graças do público, principalmente na internet, o que lhe rendeu mais de 20 mil downloads no site oficial. Em janeiro de 2006 a banda assinou contrato com a EMI e gravou o primeiro EP oficial, “Don’t Give Up On Your Dreams, Buddy!”. Em junho foi a vez de lançarem o primeiro álbum, “Let Me Introduce My Friends”.

O disco é uma mistura de experimentações com vários instrumentos como acordeões, banjos, flautas, teclados, trompetes e clarinetes. Suas letras simples e cheias de lalalas parecem celebrar os raros dias de sol do verão sueco. Os destaques ficam por conta de “Oversleeping”, “Treehouse” e “We’re From Barcelona”, essa que é talvez a música mais famosa da banda. Seu refrão contagiante, encabeçado por várias vozes, torna impossível para qualquer pessoa não sorrir. Tudo isso misturado à excentricidade de um grupo de vinte e nove suecos faz dessa uma das bandas mais animadas a surgir nos últimos tempos. É pop para decorar e cantar junto!

Download do álbum Let Me Introduce My Friends aqui

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial