sábado, 15 de setembro de 2007

INDIEOTAS 31-08: The Fratellis

Mince (bateria), Jon (guitarra e vocais) e Barry (baixista)



No já distante programa de 31 de agosto fui a encarregada do quadro INDIEOTAS. Não sabia bem o que fazer; queria alguma banda mais nova - mas a cada milésimo de segundo surge uma banda indie em algum lugar remoto do mundo, ou ali na esquina mesmo...Então foi quando, navegando pela internet, encontrei uma tal de Fratellis, banda de Glasgow, Escócia. Já tinha ouvido falar e até ouvido um pedaço de "Flathead", mas não tinha botado muita fé. Viciei. Até hoje, duas semanas mais tarde, estou viciada. Viciei a Carol minha amiga e ziriguiduense. Comprei o cd! (Costello Music, lançado em setembro do ano passado). Decorei as letras. Não consigo parar!

Mince Fratelli, Jon Frateli e Barry Fratelly não são italianos nem irmãos, e nenhum deles tem de fato esse sobrenome. São várias as teorias do porque do nome, inclusive a de que eles se inspiraram nos irmãos Fratelli do filme Os Goonies, mas isso já foi negado pela própria banda. Outra hipótese é de que o sobrenome do baixista Barry seria mesmo Fratelli, e o baterista Mince e o guitarrista Jon teriam assumido o nome porque a amizade entre eles é forte como uma irmandade. De qualquer forma, os três amigos se juntaram graças a anúncios colocados numa loja de discos, e em setembro de 2006, depois de três singles e um EP, lançaram o primeiro álbum. Com os Fratelli não tem tempo ruim! Todas as treze faixas são bem animadinhas, praticamente nenhuma balada (a não ser por "Whistle for the choir", que não chega a ser balada também...).




"These are crazy times down at Costello Music"- trecho de Henrietta


"Henrietta" abre a sequência. A talvez mais famosa da banda, "Flathead", vem em seguida. Daí "Whistle for the choir" vem pra manerar a animação dos garotos. "Chelsea Dagger", quarta faixa, é uma das melhores de Costello Music. O "tchururu tchururu tchururururururu" é pegajosérrimo! Na verdade não tem nenhuma música que não seja boa nesse disco. "Creepin up the backstairs", "Everybody knows you cried last nigth", "Baby Fratelli" e a bônus track "Cuntry boys & city girls" são os outros destaques.

A formação de trio, com guitarra, baixo e bateria dá conta direitino do recado, e o som ainda sai limpo (não que eu não goste de quando ele é sujo!), nada de barulheira. Os três cantam, muitas vezes ao mesmo tempo, o que faz tudo ainda mais divertido! Desde as letras cheias de rimas e que falam dos assuntos mais frívolos sem nunca deixar de ser criativas, passando pelos "ahas" e "woo hoos", tudo nos Fratellis é divertido. E essa é a essência do rock. Ao ouvir The Fratellis você vai inevitavelmente se lembrar de várias outras coisas, mas nada em particular. Isso porque eles conseguem impor personalidade à música, e uma banda que faz isso não se encontra todos os dias.

Faça o download de Costello Music

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial